quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Preconceito


Olá Olá!

Definição de preconceito segundo a wikipedia:

"Preconceito (prefixo pré- e conceito) é um "juízo" preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude "discriminatória" perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos". Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém, ou de um grupo social, ao que lhe é diferente. As formas mais comuns de preconceito são: social, "racial" e "sexual"."

Nunca gostei nem fui a favor de preconceitos, pois tal como a definição indica, acho que mostra desconhecimento.




Não serei fundamentalista ao ponto de dizer que na minha cabeça não existem estereótipos que são passados pela sociedade, pelos meios de comunicação ou mesmo por pessoas que conhecemos, mas há que saber fazer uma avaliação com conhecimento de causa, saber que nem sempre correspondem a realidades e que cada pessoa é uma pessoa.

Estando no Brasil, apercebi-me que existem vários preconceitos em relação aos portugueses, sendo o mais comum, que o português é burro, como figura nas inúmeras piadas de portugueses que aqui há.

Há que ter sentido de humor, e saber rir de nós próprios e não levo as piadas como ofensa pessoal, mas tudo tem um limite.

Hoje por exemplo a conversa era que as mulheres portuguesas usavam bigode.

Do que sei, tanto as mulheres portuguesas, como brasileiras, como no restante do mundo, de forma geral cuidam-se e se tiverem em excesso tiram.

Claro que se formos a aldeias mais isoladas se podem encontrar algumas senhoras mais idosas que não têm esse cuidado, talvez pelo afastamento do resto da população, talvez por não ter esse tipo de cuidados com a sua aparência, mas não conheço mulheres que usem bigode por orgulho.

Acho que tem que haver respeito pela diferença e não partir de uma ideia, que apenas se houve falar e discuti-la como verdade absoluta.

Bjocas,

Floripa Alentejana


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, ideias, sugestões