segunda-feira, 4 de novembro de 2013

A saga para abrir conta no banco


Olá Olá!

Ter uma conta bancária no país onde nos encontramos, nos dias de hoje, é algo indispensável.

Pois é, mas não é tarefa fácil. 

Porquê?

Devido àquele bichinho a que se dá o nome de burocracia ...


Pouco tempo depois de me instalar no Brasil, e tendo em conta que pagando contas e levantando dinheiro com o cartão de conta portuguesa se pagam taxas, tentei abrir conta no banco.

Esta primeira tentativa foi logo furada pois apesar de já ter CPF não tinha comprovativo de residência nem visto de trabalho.

Numa segunda tentativa, fui à agência da minha rua (passei por outras antes, mas não se abre conta em todas) e disseram-me que a agência estava lotada e não tinham capacidade para aceitar mais aberturas de contas.

Achei isto estranho. Depois de alguma conversa, de dizer que vivia naquela rua, seria aquela a melhor agência para mim, e que era Licenciada, decidiram atender-me.

Nesta vez já tinha comigo o contrato de arrendamento e o visto no passaporte. Foi-me negada a abertura de conta novamente pois uma vez que o RNE demora entre 4 a 5 meses, precisava do protocolo da Polícia Federal.

Fiz novo agendamento, pois é preciso sempre ter marcação.

Hoje foi a terceira tentativa. Mais uma derrota, pois, embora já tivesse comigo o protocolo da Polícia Federa, com tudo isto, o contrato de arrendamento, apesar de ser válido por 1 ano, para o banco só serve como comprovativo de residência quando assinado nos últimos 3 meses, e já passaram 3 meses e 2 semanas.

Já agendei a quarta sessão, e vou ter que levar uma conta, por exemplo eletricidade ou condomínio, da casa onde estou que está em nome do senhorio, com uma declaração deste reconhecida em cartório, comprovando que realmente vivo aqui.

Enfim, não é facil. Vou tratar do que preciso agora para ver se à quarta é de vez.

Bjocas,

Floripa Alentejana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, ideias, sugestões