quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Santo António de Lisboa e Sambaqui

O dia cinzento não intimidou em impediu um passeio de domingo.

Santo António de Lisboa possui grande concentração de restaurantes de comida típica (sobretudo mariscos/frutos do mar), que atraem moradores de outros bairros de Florianópolis para almoços em família nos fins-de-semana. Turistas são atraídos ao bairro pela preservação da arquitetura típica açoriana, notória na igreja local e em casas tombadas pelo patrimônio público.

Este bairro foi uma das primeiras comunidades fundadas por imigrantes açorianos que chegaram à ilha na metade do século XVIII. 

É conhecido por ser um refúgio de belas construções e belas paisagens. Da praia pode-se avistar a Baía Norte e o Continente. A freguesia, conserva além da arquitetura tradicional, costumes herdados pelos colonizadores açorianos como a Festa do Divino Espírito Santo, o Terno de Reis e o Cacumbi.
A pesca artesanal é outro motivo que atrai turistas e apreciadores da boa comida. O cultivo de mariscos e ostras abastece vários restaurantes com cardápios a base de frutos do mar.
Próximo à praça central, em frente à Igreja da Nossa Senhora das Necessidades, é possível encontrar casas de artesanato típicos da colonização açoriana como as cerâmicas de oleiros e as rendas de bilro.









O nome Sambaqui provém da existência de amontoados de conchas espalhadas pelas areias da praia, as quais às vezes revelam animais fossilizados e resquícios de antigas comunidades indígenas da região. 
Localizada na região oeste de Florianópolis, Sambaqui, juntamente com Santo António de Lisboa , foi o lugar escolhido pelos primeiros imigrantes açorianos, em meados do século XVIII, para fixar residência na Ilha. Mar tranquilo com um cenário deslumbrante e um pôr do sol inesquecível. 




No fim do passeio houve tempo para aquecer com um ótimo cacau quente em Santo António de Lisboa. Um café muito engraçado, com artesanato, acolhedor e muitas representações do Espírito santo nas paredes.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, ideias, sugestões