quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Lagoa do Peri, Armação e Pântano do sul

O meu segundo passeio, continuou a ser pelo sul da ilha de Florianópolis.

Através do Facebook, e por coincidência descobri que estava cá uma colega minha de faculdade. Combinamos, alugou-se carro e lá fomos nós.

A primeira paragem foi na Lagoa do Peri. Esta Lagoa é a segunda maior da ilha, é de água doce, está a cerca de 3 m do nível do mar e a sua água abastece  algumas regiões da ilha.






Em seguida fomos até Armação, onde para além de conhecer as belezas naturais conhecemos as maravilhas de um belo buffet de gelados. Claro que compus o meu com tudo o que tinha direito.


A praia da Armação,  é um dos principais núcleos de pesca artesanal da Ilha.

O nome Armação vem de um passado não muito nobre da praia, embora essencial ao desenvolvimento da Ilha. Armação era qualquer localidade onde as baleias, já mortas, eram utilizadas para a produção do óleo utilizado na iluminação. Além do óleo, outras partes do cetáceo eram aproveitadas, como a carne, a gordura e até as barbatanas. Com isso, a pesca predatória levou à quase extinção do animal.
Atualmente as baleias franca são fortemente preservadas.





A última paragem foi o Pântano do Sul.  A praia é de areia fina, e o bairro é um típico retrato das antigas colônias de pescadores tradicionais de Florianópolis. Há diversos restaurantes especializados em marisco/frutos do mar.

Para meu espanto, vimos um pinguim, coisa que não sabia poder-se encontrar por estes lados. Descobri depois que os pinguins  saem da Patagônia nas épocas do ano mais frias à procura de águas mais quentes para se reproduzirem.



2 comentários:

Comentários, ideias, sugestões