sábado, 25 de abril de 2015

XV Feira da Doçaria Conventual e Tradicional


Olá Olá!

Pessoal adepto de Doçaria Conventual, não percam esta feira pois é ótima e além do mais é num espaço lindo, o Convento de São Bernardo (Portalegre):


vejam o vídeo aqui.


Bjocas,

Floripa Alentejana


quarta-feira, 22 de abril de 2015

Experimentar roupa


Olá Olá!

Só para compartilhar algo que me incomoda.

Ontem fui a uma loja daquelas bem famosas e de preço em conta. Queria uma blusa branca. Não é que não havia uma única que não estivesse suja ou de base ou de baton? As pessoas não têm cuidado nenhum, ou então não querem saber.

Quando vejo aquilo, por um lado perco a vontade de experimentar a peça, tipo ahrrrrr que noja e segundo sei lá se aquilo sai da roupa. As lojas deviam ter alguma política quando a expor roupa suja ou punir quem as suja, não sei, alguma delas porque é incomodativo ver aquela roupa toda suja.

Bjocas,

Floripa Alentejana

terça-feira, 21 de abril de 2015

55 anos de Brasília


Olá Olá!

A cidade de Brasília comemora hoje 55 anos de existência. Acredito que sejam raros os leitores que vivem numa cidade tão recente.

"Brasília  foi construída (as obras começaram em novembro de 1956, depois de Juscelino sancionar alei nº 2.874) a fim de ser a nova capital do Brasil. A idéia era transferir a capital do Rio de Janeiro para o interior do país. Ao transladar a capital para o interior, o governo pretendia povoar aquela região. Pessoas de todo o país, especialmente do nordeste (chamadas de candangos, que quer dizer ordinários), foi contratada para a construção da cidade, inaugurada no dia 21 de abril de 1960 por Juscelino Kubitschek. Nesta época, o centro cívico da cidade já tinha sido totalmente construído (Palácio do Governo, Catedral, Edifícios dos Ministérios, Parlamento, Palácio da Justiça, etc.).
Esplanada dos Ministérios, em construção. Foto: Arquivo Público do Distrito Federal [CC-BY-SA 3.0] / via Wikimedia Commons
Esplanada dos Ministérios, em construção. 
Foto: Arquivo Público do Distrito Federal 
Brasília custou cerca de um bilhão de dólares. Este custo extremamente elevado deveu-se, em parte, a ausência de estradas de ferro e de rodovias bem traçadas para levar o material de construção. A solução foi transportar o material de construção por via aérea, fato que encareceu muito o custo das obras.
construção de Brasília  demorou quase quatro anos, mas depois de três anos a maioria dos seus principais edifícios estava pronta, dentre os quais o Palácio da Alvorada, primeiro prédio da capital construído em concreto armado, a primeira construção de estrutura metálica (material trazido dos Estados Unidos) foi o Brasília Palace Hotel.
A partir de 1960, iniciou-se a transferência dos principais órgãos do Governo Federal para a nova capital com a mudança das sedes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Lúcio Costa foi o principal urbanista da cidade. Oscar Niemeyer, amigo próximo de Lúcio, foi o principal arquiteto da maioria dos prédios públicos e Roberto Burle Marx foi o responsável pelo paisagismo.
Kubitschek, que foi um governante de orientação socialista, reuniu um grupo de profissionais de uma mesma tendência política. Este grupo tentou desenvolver um modelo de cidade utópica onde se pretendia eliminar as classes sociais. Por este motivo a cidade ficou conhecida como capital da esperança (nome dado pelo escritor francês André Malraux. É claro que tal objetivo não foi cumprido, mas, durante a construção da cidade, foi uma realidade, visto que todos compartilhavam a mesma comida e os mesmos acampamentos."
Fonte: http://www.infoescola.com/

Bjocas,

Floripa Alentejana

sábado, 18 de abril de 2015

Meu Eixão


Olá Olá!

O programa para amanhã é o "Meu Eixão" promovido pela  TV Globo Brasília com diversas atividades de lazer a partir das 10h, no Eixão, em frente à Estação 108 Sul do Metrô:

Eixão do Lazer terá show, danças e sorteio de voos panorâmicos a partir das 10h. (Foto: Reprodução/Rede Globo Brasília)

Ah e estou convicta que vou ganhar a viagem de balão, heheheheh

Bjocas,

Floripa Alentejana

domingo, 12 de abril de 2015

Revalidação de Diploma


Olá Olá!

Finalmente fui à Universidade de Brasília para revalidar o meu diploma do curso de Engenharia Civil.


Ora, demorei um bocado pois só tinha o certificado de habilitações e só aceitam o diploma.

Sinceramente não sei por anda o meu diploma, com tanta mudança de casa ficou tão bem arrumadinho que não o encontro, por isso tive que pedir uma 2ªvia que além de levar tempo me levou uns bons trocados.

Esta demora ainda ficou mais cara uma vez que este processo em Florianópolis não tinha custos significativos associados e aqui a taxa administrativa, só para dar início ao processo é de 500 Reais, o equivalente a 150 euros. Chulice....

Agora resta esperar pelo parecer, sabe-se lá quanto tempo...

No meu caso, que reconheci na Universidade de Brasília os documentos requeridos foram:

Documentação Pessoal

  • - carteira de identidade ;
  • - visto de residência permanente ou temporário no Brasil (para estrangeiros);
  • - certidão de nascimento ou de casamento;
  • - passaporte;
  • - certificado de alistamento militar (para interessados de nacionalidade brasileira);

Documentação Acadêmica
  • - certificado de conclusão do ensino médio;
  • - diploma de graduação a ser revalidado, com autenticação consular;
  • - histórico escolar com a descrição das disciplinas cursadas contendo menções ou notas, créditos ou carga horária, com autenticação consular;
  • - ementas das disciplinas cursadas, com autenticação consular;
  • - exemplar da monografia ou trabalho equivalente;
  • - taxa administrativa (R$ 500,00)
  • - A Comissão poderá solicitar informações ou documentação complementar que, a seu critério, forem consideradas necessárias.
De forma geral a documentação não varia para outras universidades.

Também já entrei com o pedido de CREA provisório. As coisas agora estão encaminhadas, resta esperar.

Bjocas,

Floripa Alentejana

terça-feira, 7 de abril de 2015

Folar da Páscoa


Olá Olá!

No meu Alentejo é tradição oferecer-se Folar na Páscoa. Eu adoro e sinto muito a falta daquele saborzinho típico.

Este ano decidi pedir uma receita bem tradicional e aventurar-me. Foi a  primeira vez que fiz e por isso pensei que não iria sair nada de especial mas que dava para matar saudade. Tal não é a minha surpresa quando provei e constatei que estavam tal e qual os que adoro no Alentejo. 

Além de saboroso ficou bonito não ficou?


Estou super feliz e orgulhosa com o resultado.

Este ano a Páscoa voltou a ter Folar.

Pena foi não ter o cabrito assado no lume ou as costeletas de borrego panadas.

Espero que tenham tido uma Páscoa Feliz.

Bjocas,

Floripa Alentejana