Olá Olá!
Desafiada no Brasil pelo Comité Rio450, Joana Vasconcelos surge com a ideia de um Galo de Barcelos gigante (sete metros de altura). De dia reluzem os azulejos que o compõem, à noite brilham os leds que nele estão instalados.
A peça vai ser inaugurada a 10 de Junho de 2015 e ficará exposta ao ar livre em Copacabana até ao final do ano.
O galo de Barcelos é um símbolo de Portugal.
Reza a lenda que no século XVI, um galego foi acusado de cometer um crime, na cidade medieval de Barcelos, sendo condenado à forca. O galego afirmou a sua inocência e, perante a incredulidade dos presentes, apontou para um galo assado que estava sobre a mesa e exclamou:
- "É tão certo eu estar inocente, como certo é esse galo cantar quando me enforcarem."
Quando o peregrino estava a ser enforcado, o galo assado ergueu-se na mesa e cantou. Compreendendo o seu erro, o juiz correu para a forca e descobriu que o galego se salvara graças a um nó mal feito. O homem foi imediatamente solto e mandado em paz.
O episódio deu origem ao ícone.
Joana Vasconcelos é, na minha opinião, a maior artista plástica portuguesa do momento. Tem peças grandiosas, muito originais e únicas. Gosto bastante da maior parte dos trabalhos dela. De frisar que a sua tapeçaria exibida no Palácio de Versalhes foi feita nas, muito conceituadas, Tapeçarias de Portalegre.
Bjocas,
Floripa Alentejana
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários, ideias, sugestões