sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Retratos


Olá Olá!

Vi, aqui, um artigo sobre os fotógrafos de retratos mais famosos do mundo. Algumas das imagens já nos são conhecidas pelo seu mediatismo. Peço aqui emprestados alguns retratos dos quais gostei particularmente.


Steve McCurry: 
A mítica fotografia da “Afghan Girl.” que foi capa da revista da National Geographic.



- Eric Lafforgue: 



- Manny Librodo:







- Lisa Kristine:




- Joel Santos:



Um dia também conseguirei tirar retratos deste nível, ou não, quem sabe, ehehhehe.

Bjocas,

Floripa Alentejana

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Galo de Barcelos no Rio de Janeiro


Olá Olá!

Desafiada no Brasil pelo Comité Rio450, Joana Vasconcelos surge com a ideia de um Galo de Barcelos gigante (sete metros de altura). De dia reluzem os azulejos que o compõem, à noite brilham os leds que nele estão instalados. 
A peça vai ser inaugurada a 10 de Junho de 2015 e ficará exposta ao ar livre em Copacabana até ao final do ano.




O galo de Barcelos é um símbolo de Portugal. 
Reza a lenda que no século XVI, um galego foi acusado de cometer um crime, na cidade medieval de Barcelos, sendo condenado à forca. O galego afirmou a sua inocência e, perante a incredulidade dos presentes, apontou para um galo assado que estava sobre a mesa e exclamou:
- "É tão certo eu estar inocente, como certo é esse galo cantar quando me enforcarem."
Quando o peregrino estava a ser enforcado, o galo assado ergueu-se na mesa e cantou. Compreendendo o seu erro, o juiz correu para a forca e descobriu que o galego se salvara graças a um nó mal feito. O homem foi imediatamente solto e mandado em paz. 
O episódio deu origem ao ícone.

Joana Vasconcelos é, na minha opinião, a maior artista plástica portuguesa do momento. Tem peças grandiosas, muito originais e únicas. Gosto bastante da maior parte dos trabalhos dela. De frisar que a sua tapeçaria exibida no Palácio de Versalhes foi feita nas, muito conceituadas, Tapeçarias de Portalegre.

Bjocas,

Floripa Alentejana

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Portugal menos corrupto

Olá Olá!

Portugal está com um índice de corrupção mais baixo, tendo passado do 33.º para o 31.º lugar no ‘ranking’ anual da organização Transparência Internacional que avaliou 175 países.




Será que teve alguma coisa a ver com a prisão do Sócrates? Aahhahahahahh

Bjocas,

Floripa Alentejana

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

6 meses sem fumar


Olá Olá!

Faz agora seis meses que deixei de fumar, ou melhor, desde a última vez que fumei um cigarro.



Não consigo dizer que já me considero não fumadora, pois ainda tenho vontade e tenho um medo constante de voltar.

Decidi, por nenhuma razão específica, e por muitas em geral, deixar de fumar.

Uma coisa que o Brasil tem boa, é que se fuma muito menos que em Portugal, o que devo aproveitar para tentar vencer nesta luta.

Comecei a fumar com 15 anos. tendo em conta que parei ha 6 meses, com 30 anos, isso quer dizer que metade da minha vida foi em conjunto com os cigarros, o que não é nada bom.

As primeiras semanas são as piores, pois são aquelas em que temos um conflito constante com a vontade de fumar, com a consciências que nos diz que não pode ser, com a mudança de hábitos e costumes pois um fumador tem aqueles cigarros que são sagrados. Para mim era a seguir ao café da manhã e a seguir ao almoço, o resto era quando calhava e apetecia.

Depois dessas primeiras semanas, já conseguia lidar bem com a ausência do cigarro no dia-a-dia, mas fica mais difícil, ainda hoje, nas festas onde se come muito bem e apetece finalizar a refeição com um cigarro ou quando se saí com amigos e o álcool vem à baila. 
Outra coisa que me dificulta esta tarefa é o stress. Este acho que é o ponto mais crítico. Quando estou muito stressada, seja qual for a razão lembro-me muito do tabaco pois ajuda a relaxar.

Mas há que ser forte para atingir o objetivo. Fugir de certas situações, lutar noutras contra a vontade de fumar, pois acredito que um dia ela vai passar.

Bjocas,

Floripa Alentejana


sábado, 24 de janeiro de 2015

Aos punhados

Olá Olá!

Referências de quem se encontra a ler José Luís Peixoto.


Bjocas,

Floripa Alentejana

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Petiscos Alentejanos

Olá Olá!

Esta foto mostra um pouco do que foi o jantar de ontem, carregado de petiscos vindos diretamente do Alentejo para Brasília.


Aqui temos:

- Cacholeira branca de Portalegre;
- Lombo de toucinho;
- Queijo de Nisa;
- Queijo picante;
- Ovos mexidos com farinheira;
- Vinho caseiro feito pelo meu pai.

Como seria de esperar foi uma refeição deliciosa. Fico deliciosa com estes petiscos.

Para os brasileiros são paladares muito diferentes e fortes. É normal, não estão acostumados, mas na maioria acham estas coisinhas muito boas.

Acho que faço bem a publicidade a Portugal :)

Bjocas,

Floripa Alentejana

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Nenhum Olhar


Olá Olá!

"Nenhum Olhar" é o título do livro de José Luís Peixoto que vou começar agora a ler.




Adoro José Luís Peixoto. A forma simples e ao mesmo tempo complexa como escreve. A maneira como a leitura não se torna aborrecida e flui. Não sei como é que ele faz, mas seja oralmente ou por escrito ele expressa-se de uma forma que nos entusiasma e faz ter vontade se seguir a ouvir/ler.

E claro, outro fator que me agrada é o facto de ser Alentejano, o que faz com que use certos termos que me remetem para circunstâncias e vivências na minha terra.

Bjocas,

Floripa Alentejana

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

O maior do mundo


Olá Olá!

Temos o Ronaldo que é o maior do mundo no futebol, mas não é dele que venho falar, é do nosso emplastro, que é o maior do mundo, ahahahhahahah










Ahahahahaha

Bjocas,

Floripa Alentejana

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

O caminho também é lugar


Olá Olá!

O pensamento do dia é este:
Bjocas

Floripa Alentejana

David Guetta


Olá Olá!

Na sexta passada fui ao show do David Guetta aqui em Brasília, que apresentou o seu novo álbum, intitulado Listen.

Tirando o Planeta Atlântida em Florianópolis, ainda não tinha ido a mais nenhum grande espetáculo aqui no Brasil. O Planeta Atlântida era um pouco diferente pois sendo festival e espaço aberto existe mais controle e mais espaço de circulação.

O bilhete/ingresso que comprei foi para uma área premium (não era nem a mais barata nem a mais cara, estava ali no meio).

Já tinha ouvido falar que estes espetáculos costumam ter confusão, e que especialmente na área mais barata há brigas, agressões e outros conflitos. Isto deixava-me com algum receio.

Uma amiga minha já tinha decidido ir e queria muito que eu fosse com ela. Os bilhetes/ingressos aqui  no Brasil costumam ser muito caros, mas neste caso, bastava levar 1kg de alimento não perecível e só se pagava meia-entrada. Assim lá fui, mas não para a zona de confusão, para a intermédia, que é mais calma.

Gostei do Espetáculo, além da atração principal havia outros DJ's, mas claro k o ponto alto foi o David Guetta, como era esperado, pois toda a gente conhece as suas músicas.


Os pontos negativos que vi, fazendo uma comparação inevitável com Portugal, foram:

- Má organização na entrada do evento (muita gente vendendo coisas ilegalmente, o que dificultava a orientação de quem chegava e não consegui perceber onde se trocavam os vouchers, onde se deixavam os alimentos, onde se entrava)

- Falta de educação das pessoas (sempre adorei ir a estes eventos, vou há 15 anos com frequência e sei como funcionam, há pisadelas, encontrões, entornam-nos bebida para cima, mas nunca me deparei com tamanha falta de educação. As pessoas não passavam com jeito nem pedindo licença, empurravam, reclamavam, davam cotoveladas, pisavam).

Numa próxima já sei com o que contar.

Apesar dos pontos negativos valeu a pena. Cantei, dancei, diverti-me e enfim aproveitei bem :)

Bjocas,

Floripa Alentejana

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Restaurante Dom Francisco


Olá Olá!

No outro dia fui ao Restaurante Dom Francisco no Park Shopping aqui em Brasília. Adorei.

Não fica barato, pagámos cerca de R$100 por pessoa incluindo vinho e prato, mas vale a pena pois o ambiente é bom, somos bem atendidos, a comida é ótima e a carta de vinhos é bastante variada.

Fonte: Site do restaurante

Fonte: Site do restaurante


Eu comi uma das especialidades do chef, Confit de marreco acompanhado de linguine na manteiga de sálvia, e bebemos um tinto alentejano. Estava tudo divinal.

Aconselho.

Amanhã vou ter a festa de aniversário de uma amiga e acho que vou lá de novo, heheheheh. Tenho vontade de provar outros pratos, mas gostei tanto daquele que não sei não se não irei repetir.

Bjocas,

Floripa Alentejana



domingo, 11 de janeiro de 2015

De volta a Brasília


Olá Olá!

Estou de volta a Brasília!

Tal como aconteceu no ano passado, quando chego, fico um bocado balançada. Depois de duas semanas cheias de mimo, carinho, atenção e alegria a toda a hora a pessoa vê-se de volta a realidade e isso faz balançar.

Por um lado sinto que trabalho naquilo que lutei e que gosto, estou profissionalmente bem, mas estou longe da família, por outro gostava de voltar para esse aconchego, mas o que será melhor?

No ano passado em Janeiro foi tempo de decisões e este ano a cena repete-se, mas agora numa escala maior. Estou confusa, cansada e em stress.

O meu medo é tomar a decisão errada e perder aquilo pelo que lutei tão arduamente.

Um amigo também me disse: "E se fizeres a escolha certa?"

Verdade, mas na altura de tomar decisões, embora seja isso que queiramos, escolher o melhor, o medo é fazer a escolha errada.

Como diriam os Xutos e Pontapés:

Aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaai a minha vida.........

Bjocas,

Floripa Alentejana