Sei que tenho andado desaparecida, mas é por uma boa causa, ando a aproveitar ao máximo o pouco tempo que tenho e Portugal.
Tem sido uma correria para tentar ver toda a gente e fazer o que gosto e tinha saudades.
Tenho sido muito bem tratada, com muitos miminhos, mas isso também está a originar excessos, mas não me importo, sabe tão bem, e depois quando voltar ao Brasil logo se faz uma detox.
Espero que tenham tido um bom Natal e desejo-vos, tal como desejo para mim, um ano repleto de alegrias e surpresas boas.
Vou continuar a aproveitar o meu Alentejo mais uns dias.
Finalmente chegou o dia. É daqui a pouco que embarco em direção a Lisboa.
Anseio pela minha volta praticamente desde que cheguei. As saudades são muitas.
Já comecei a jornada há algumas horas, parti de Florianópolis e agora estou à seca no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, à espera do voo para Lisboa.
Vão ser apenas duas semaninhas, vai passar a correr, mas quero aproveitar ao máximo para estar com a família e amigos, para comer as iguarias alentejanas e para desfrutar as festividades.
Aqui ainda não consegui assimilar a época, os olhos vêm as decorações de Natal, mas o coração não sente. Acho que isto só muda quando chegar a Portugal perto da família.
Como vou andar a aproveitar tudo o que tenho direito em Portugal nestas pequenas férias é possível que o blog também tenha umas férias também.
Acho que ainda não comentei aqui que o cantor português Nuno Norte, vencedor da primeira edição do Ídolos e vocalista da Filarmónica Gil vive em Florianópolis.
Uma noite, num bar já me cruzei com ele e como o nosso grupinho falava português de Portugal ele reparou e conversamos um pouco.
Agora estou a fazer este post pois o Nuno está a lançar uma música sobre Florianópolis, à qual ele chama Ilha da Magia. A música chama-se "Eu vou" e podem clicar aqui para ouvir.
Este fim-de-semana a chuva deu tréguas e consegui aproveitar as belas praias que por aqui há.
No sábado fui à praia de Jurerê Internacional, da qual já falei e no domingo fui à Praia do Forte, ambas na parte Norte da Ilha de Florianópolis.
A Praia do forte fica entre as praias da Daniela e de Jurerê Internacional e é conhecida por ter uma larga faixa de areia e água calma, de temperatura agradável.
Gostei mais do que de Jurerê Internacional pois tem bastante mais areal e a paisagem é simplesmente linda.
O nome do balneário vem da proximidade com o Forte de São José da Ponta Grossa. Construído na metade do século XVIII, o forte funcionava como um dos vértices do sistema triangular de defesa da Barra Norte da Ilha de Santa Catarina. A fortaleza foi desativada em 1935 e três anos depois foi tombada como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Antigamente também servia de apoio para os pescadores da região.
Na beira da praia há bares e restaurantes especializados em frutos do mar, sendo uma boa opção para quem gosta de saborear alguns petiscos e passar um dia agradável com a família. A extensa faixa de areia também dá espaço para praticar esportes ao ar livre, como futebol e vôlei de areia.
Iguana
Adorei a praia, não se consegue perceber bem nas fotos, mas a água era bem clarinha, uma imagem digna de um pequeno paraíso.
Depois de aproveitar bem a manhã fomos almoçar a Canas Vieiras. Comi um pastel, muito bom, mas nada saudável.
Espreitei também esta raia mas tem um areal muito pequeno, fica aquele acumulado de pessoas que não me agrada muito.
Resumindo, até agora, do que vi. a Praia do forte é das minhas preferidas.
De hoje a 8 dias estarei a caminho de Portugal para umas merecidas férias, e melhor ainda, para rever e estar junto das pessoas que gosto.
Não consigo estar ainda no espírito pois por aqui ainda muito trabalho, muita confusão e incerteza reinam, mas daqui a 8 dias, dê por onde der vou fazer uma pausa.
Não estou arrependida de ter vindo, mas estou muito cansada e desiludida com algumas coisas que não têm corrido como planeado, mas enfim, parece-me que não terei nada resolvido este ano, poi isso que venham as férias e no próximo ano quando voltar logo se dá a volta e muda o que for para mudar.
Na semana passada, como já disse, estive em Goiânia em trabalho.
Estava um calor desgraçado, parecia que estava no meu Alentejo. Vi que não quando começou mais uma das brutais chuvas tropicais.
À noite, para jantar depois de várias pessoas aconselharem fomos ao Piquiras, no Setor Marista. havia aqui vários bares e restaurantes apetecíveis.
Toda a zona onde se situava o hotel e o restaurante tinha muito bom aspeto, gostei, mas pelo que disse o taxista não tínhamos ainda visto a parte má, e tendo em conta a notícia do post anterior nem quero ver.
Eu escolhi para jantar coxa de pato confitada, veio um prato bonito e muito bom, como aliás eram os de todos.
O espaço era aberto dos lados, podendo circular o ar e havia também pequenos pulverizadores que de tempos em tempos deitavam alguma água para refrescar o ambiente, que naquele calar soube bem.
Não ficou barato, R$ 76 pelo prato e uma água, mas é bastante agradável e a comida é boa, por isso aconselho.
Outra coisa que adorei foi as decorações de natal, estavam muito bonitas mesmo.
Cada vez este país (e este mundo) me assusta mais.
Ontem foi aquela barbaridade no jogo de futebol entre as torcidas do Vasco e do Atlético PR. Enoja-me ver como o fanatismo futebolístico chega àquele nível.
Foi notícia em todo o mundo a violência que se deu nas bancadas do jogo ontem em Joinville. Não queria ver as imagens, mas sem querer na rodoviária dei de caras com elas e são horríveis, não aconselho. Tanta agressão, chocou-me muito.
E mais gravoso é que dentro de poucos meses é aqui que vai decorrer a Copa do Mundo de Futebol.
Será isto uma ante-visão do que está para vir?
Se estas pessoas forem para as bancadas acontecerá com certeza pois há gente que não tem humanidade.
Espero sinceramente que os jogos estejam bem guarnecidos de policiamento.
Outra coisa que me acabou de assustar foi o assassinato de um jovem português de 30 anos em Goiânia, onde eu estava nesse mesmo dia.
O emigrante estava na região apenas há 2 meses e foi vítima do chamado "Gang do extermínio", que já matou 44 pessoas.
Tanta violência.
Nas notícias aqui é tudo muito chocante, prefiro nem ver, mas que dá medo dá.
O centro de Florianópolis tem muita vida durante a semana e no sábado de manhã. No sábado à tarde e domingo muda completamente e fica tipo cidade fantasma. Assim, sempre que consigo, gosto de cirandar por aqui nos sábados de manhã, sentir a agitação, ir ao mercado, fazer comprinhas nas lojas.
Este sábado que passou, estava eu à procura do meu café expresso quando começo na rua um espetáculo super animado. Eram os "Arrasta Ilha". Música muito animada, típica brasileira, com dança e que fez toda a gente parar e admirar. Fiquei parada a ver até ao fim, com o pézinho a seguir o ritmo, muito bom.
Achei engraçado que uma das integrantes, que tocava tambor, era a senhora que simpaticamente me atendeu semanas antes no Banco.
Quando terminou, segui para o mercado, já com ritmo no pé, para comprar os meus vegetais.
É bom, quando do nada, somos surpreendidos com espetáculos assim.
A revista de viagens da National Geographic elegeu o Alentejo como um dos 21 destino obrigatórios a visitar em 2014.
A lista dos 21 destino obrigatórios a visitar em 2014 inclui:
Parque Nacional da Floresta de Nyungwe, Ruanda
Northern Territory, Austrália
Nova Orleães, EUA
Apúlia (Puglia), Itália
Córdoba, Argentina
Cabo Verde
Parque Nacional de Ranthambore, Índia
Arbil, Iraque
Sarajevo, Bósnia-Herzegovina
Pays Cathare (na região Languedoc -Roussilon), França
Parque Nacional das Montanhas Rochosas, Colorado, EUA
Sochi, Rússia
John Muir Way, Escócia
Parque Nacional de Nahanni, Canadá
Rota do Cacau, Equador
Riga, Letónia
Liechtenstein
Guiana
Alentejo
Planalto Bolaven, Laos
Todos os destinos eleitos reflectem o que é “autêntico, culturalmente rico, sustentável e, é claro, superlativo no atual mundo das viagens”.
A Rota Vicentina é a explicação para a escolha do Alentejo, “um dos mais recentes trilhos da Europa para caminhadas”, “realmente selvagem” e “onde as cegonhas fazem ninhos e plantas endémicas florescem”.
Porque quando se está fora há dias de patriotismo, hoje partilho, a música que ouvi à pouco na Antena 3, "O Inventor" dos Heróis do Mar.
"O Inventor"
É muito difícil dar a entender o que é Portugal O inventor de Portugal foi um português À beira da velha Europa fica Portugal A língua que estás a ouvir é o português O marinheiro que foi à India era português O aviador que foi ao Brasil foi de Portugal Portugal tem muita gente muita tradição E o que tem de mais diferente é o português
O vento sopra, o barco tem medo Às armas, às armas O capitão não sabe o segredo Às armas, às armas O vento sopra, o barco tem medo Às armas, às armas O capitão não sabe o segredo Às armas, às armas
O inventor de Portugal era português E nunca escreveu nem publicou o que é Portugal É muito provável que a riqueza do mundo esteja em Portugal Mas quem não sabe nem tem certezas é o português À volta dos livros não sabem quem é mas é Portugal À volta do mundo atrás da fortuna anda o português E todo o planeta devia telefonar para Portugal Para que se saiba no fim de contas quem é português
O vento sopra, o barco tem medo Às armas, às armas O capitão não sabe o segredo Às armas, às armas O vento sopra, o barco tem medo Às armas, às armas O capitão não sabe o segredo Às armas, às armas
O estado de espírito ultimamente já não andava muito famoso, mas hoje começou a piorar e sem data para terminar.
Andava já bastante insegura por não saber bem em que ponto me encontro na empresa onde estou e se tenho lugar num futuro bem próximo. A juntar a isto vem a problemática das burocracias que implicou com que promessas que me foram feitas não fossem cumpridas e que entraves começassem a existir.
A pessoa já luta diariamente quando vê que tem uma boa oportunidade na mão, mas quando começam a ser tantos os entraves e as incertezas que se faz?
Hoje viajei e começa uma série de dias maus para mim. Há coisas que me fazem muita confusão e com as quais tenho dificuldade em lidar no meio laboral.
Com este estado de espírito sensível vamos ver o que isto dá, como chego ao fim, ou melhor, se chego.
Aproxima-se a data de ir a Portugal e queria chegar lá com uma certeza de que iria voltar pois tinha algo começado aqui, mas neste momento já não sei nada.
Se calhar hoje é só um daqueles dias maus e depois passa, mas hoje o estado de espírito está assim, bem lá no fundinho.
Este restaurante foi inaugurado em 1963, tendo-se desenvolvido e conta hoje com o título de "maior das Américas" do Guiness Book.
É realmente grandioso e muito imponente. Isto não o torna inacessível, achei que a relação qualidade preço estava bem boa, deu cerca de R$ 50 por pessoa. Tendo em conta que incluiu o rodízio de comida italiana (muito bom) e vinho não achei caro.
É daqueles sítios que não se faz jus numa descrição. Para quem possa, vá lá conhecer ao vivo, vale muito a pena mesmo.
Desde que cheguei ao Brasil, não tenho conseguido manter a alimentação que levava em Portugal, nem fazer exercício, o que me causou um aumento de 6 kg no peso.
Ando há algum tempo a dizer que vou começar a fazer dieta e exercício, mas é sempre adiado para a segunda feira a seguir :/
Ontem foi a segunda feira, ou pelo menos espero...
Depois de ontem ver uma coisa destas a pessoa fica inspirada, ahhahahahahaha.
Comprei muitos vegetais e muita fruta no supermercado.
Lanchei nectarina com iogurte natural e jantei sopa de agrião.
Saí de casa e fui fazer uma caminhada de 1h na beira-mar. Fiz um pouco mais de 3 km, com passo acelerado. Não é muito, mas há que começar aos poucos.
Aquela zona, como já havia referido noutro post, tem imensa gente a fazer exercício. Muita gente bonita e "sarada" por sinal. Gostei do espírito, ali a pessoa sente-se mesmo com vontade de ficar saudável.
O tempo não tem ajudado, pois tem chovido muito, mas ontem, no final do dia, parou um pouco e estava ótimo para a caminhada.
Enquanto caminhava e ia vendo o resto do pessoal, apercebi-me que a minha vestimenta estava muito out. Levei umas calças e uma blusa larga, sem pensar muito no assunto. Mas vou ter que investir em qualquer coisa mais in porque as meninas andam bem produzidas. Não vou poder andar com aqueles tops que deixam a barriga de fora, mas quem sabe se continuar firme no plano ainda lá chego (lol, este objetivo parece difícil, mas enfim, há que ter metas, lol). Mas algo mais bonitinho que o que levei ontem parece-me necessário.
O prestigiado site de gastronomia norte-americano 'Daily Meal' elegeu os 20 melhores restaurantes de enoturismo do mundo. Nesta lista constam dois portugueses, a Herdade do Esporão, em Reguengos de Monsaraz, e O Barão de Fladgate, em Vila Nova de Gaia.
Herdade do Esporão
O Barão de Fladgate
Não tinha muitas dúvidas, mas é bom ver reconhecido o nosso vinho e os nossos reutaurantes. Bjocas, Floripa Alentejana