sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Cante Alentejano é Património Mundial da UNESCO.


Olá Olá!

É com orgulho que vejo e partilho esta notícia:

O Cante Alentejano já é Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Esta decisão foi tomada ontem, dia 27 de Novembro de 2014, em Paris, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).


O primeiro-ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho,  partilha o “sentimento de orgulho pelo reconhecimento do cante alentejano” a património cultural. E refere que a distinção é o “esperado e merecido tributo” a uma das referências culturais que “melhor reflete a identidade e a história de uma comunidade e de uma região”, assim como uma “forma de expressão musical única” que se pretende continuar a “valorizar e divulgar”, agora com o estatuto reforçado de “legado mundial”.
O Presidência da República Portuguesa, Cavaco Silva salienta que a cultura portuguesa é “colocada em destaque no panorama internacional”, adiantando que se homenageia uma “arte que nasceu de uma tradição vernacular e rural, um canto do povo, que é tão belo como as planícies do Alentejo onde nasceu”. Para Cavaco Silva, é “essencial preservar esta poética e riqueza musical e assegurarmos a sua transmissão às próximas gerações”, sublinhando que o cante é” a marca e um sinal de um povo”, assim como “a expressão mais genuína e autêntica da sua identidade”.
Três anos antes, a 27 de novembro de 2011, Portugal celebrou a eleição do fado como Património Imaterial da Humanidade. No ano passado, foi a vez de a dieta mediterrânica entrar para a prestigiada lista, graças à candidatura conjunta submetida por Portugal, Chipre, Croácia, Grécia, Espanha, Itália e Marrocos.
Eu, como já disse, estou muito orgulhosa :)
Parabéns Alentejo, parabéns Portugal.
Mais uma vez é reconhecido o valor das tradições que existem no nosso "jardim à beira-mar plantado"
Bjocas,
Floripa Alentejana

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Reguengos de Monsaraz - Cidade Europeia do vinho 2015


Olá Olá!

Num post anterior, que podem ver aqui, mostrei o vídeo de candidatura de Reguengos de Monsaraz a cidade europeia do vinho 2015. Expressei o meu apoio, votei e é com orgulho, do meu Alentejo, que vejo que foi vencedora :)



O anúncio foi feito esta segunda-feira, pela Rede Europeia das Cidades do vinho (RECEVIN), em Jerez de la Frontera, Espanha.

O município, em parceira com as câmaras municipais de Évora e Elvas, foi eleito na segunda volta das votações, depois de um empate entre duas candidaturas, tendo concorrido contra duas propostas portuguesas, da Bairrada e da região do vinho Alvarinho.


Parabéns reguengos de Monsaraz. 

Se puder lá irei em 2015, se não puder terei que me contentar trazendo umas garrafas comigos, o que já não é nada mau.

Bjocas,

Floripa Alentejana

domingo, 23 de novembro de 2014

De volta ao ativo


Olá Olá!

Afinal não tive Dengue, foi alguma infeção, talvez causado por algo que comi e estou já nova em folha, pronta a voltar ao trabalho e à vida normal.

Amanhã a minha mana vai embora :(
Vamos aproveitar hoje aqui os últimos cartuxos por Brasília, na Feira do Guará, onde ela vai comprar umas coisinhas para levar para Portugal.

Agora vai custar um pouco, ficar sozinha depois de ter tido companhia durante um mês, mas é preciso é calma, até porque daqui a 25 dias pouso eu em Portugal.

Bjocas,

Floripa Alentejana

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Copo meio vazio ou meio cheio


Olá Olá!

As vezes as pessoas, não sei se por termos uma vida diferente da delas, se por elas próprias não estarem satisfeitos com a sua vida, se por não entenderem que estamos bem como estamos, ou se por que nos desejam algo que julgam melhor, tendem a nos deitar a baixo enfatizando o lado mau da nossa vida.

Sei que não tenho um vida perfeita, que há varias coisas que mudaria, mas também sei ver e dar muito valor as coisas boas que tenho e que consegui concretizar e isso deixa-me bem comigo mesma e com a vida que levo.

Se não é a vida ideal, aquele padrão idealizado por pessoas que só conseguem ver felicidade introduzida naquele estereotipo criado pela sociedade, não, não é, mas haverá alguém que tem essa vida perfeita?

Vejo que quem mais me critica são pessoas que não estão bem com as suas próprias vidas, pessoas que por uma razão ou outra se sentem infelizes e por isso criticam por eu não ter algo que elas têm.

Claro que há sempre coisas que devemos batalhar para melhorar, mas é preferível agarrarmo-os a essas coisas más e deprimirmos sem valorizar o bom que temos ou é preferível sermos gratos pelo que temos de bom e continuar lutando pelo que ainda não é.

Eu sou pela segunda opção, prefiro valorizar o que tenho de bom e continuar na luta pelo que ainda não tenho, prefiro ver o copo meio cheio.

Mas incomoda um bocado vermos pessoas, que são nossas amigas enfatizarem o lado mau e por alguns instantes nos fazerem ver o copo meio vazio. Acredito que não seja por mal, mas porque elas mesmas só conseguem ver o copo assim, meio vazio.

Enfim, sejamos otimistas que a vida fica muito mais agradável. De momentos e pessoas para nos deitar a baixo já a vida está cheia.


Bjocas,

Floripa Alentejana


Resumo do último mês

Olá Olá!

Não tenho dado notícias neste último mês pois tenho andado numa correria, mas agora acalmei (forçadamente).

A minha irmã veio visitar-me e está cá até á próxima segunda feira. Como tal,andei a mostrar-lhe algumas coisas bonitas do Brasil, dentro do que foi possível.

Sendo assim, durante a semana trabalhava e no fim semana viajávamos, foi um fim-de-semana para conhecer Brasília, outro para conhecer a Chapada dos Veadeiros, outro para o Rio de Janeiro e outro para Florianópolis. Somando isto com trabalho a potes, digamos que cansa.

Esta segunda feira cheguei a casa a sentir-me mal, passei a noite a vomitar, no dia seguinte com dores no corpo e febre. Fui ao médico e deu-me baixa/atestado pois parece que estou com uma virose. Disse inclusive que não se podia descartar Dengue, o que me assustou, mas acho que não deve ser pois já me sinto melhor, se não fosse a cabeça atrofiar assim que me levanto estaria bem. Hoje cumpre as 48h e voltarei para finalizar o diagnóstico.

Voltarei para contar mais detalhes sobre os passeios.

Bjocas,

Floripa Alentejana